PLURALIDADE DE ORDENS JURÍDICAS E O RECONHECIMENTO DOS SISTEMAS INTERNACIONAIS PARA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: ANÁLISE HISTÓRICA E PROSPECTIVA

Autores

  • Fernando Menezes Lima Universidad del Museo Social Argentino- UMSA
  • Carolina Pereira Madureira Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Clistenis Cavalcante Soares Sales Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9705

Palavras-chave:

Direitos humanos. Pluralidade de ordens jurídicas. Sistema Onusiano. Sistema Interamericano de Proteção de Direitos Humanos (SIDH). Diálogos entre cortes.

Resumo

O artigo aborda o tema da pluralidade de ordens jurídicas, com ênfase na institucionalização dos sistemas internacionais de proteção de direitos humanos aos quais o Brasil se vincula. Para tanto, analisa a evolução histórica da proteção de direitos humanos e a formação do arcabouço normativo de regência do sistema onusiano e interamericano de proteção de direitos humanos (SIDH). Ato contínuo, aborda os desafios de conformar a ordem jurídica internacional e interna. As reflexões apresentadas são resultado de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica e das normas que tratam dos instrumentos globais e regionais de proteção dos direitos humanos ratificados pelo Brasil, em perspectiva crítica e histórica. Constata-se que a efetividade na proteção de direitos humanos depende da interpretação autêntica dos tratados internacionais e do comprometimento estatal com a tutela desses direitos internacionalmente protegidos.

Biografia do Autor

Fernando Menezes Lima, Universidad del Museo Social Argentino- UMSA

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA); mestre em educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA) ; especialista e graduado em Direito pela URCA, Professor do curso de Direito da URCA - Campus Iguatu-CE e pesquisador do grupo de pesquisa GEDHUF. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2273-4879. 

Carolina Pereira Madureira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); especialista e graduada em Direito pela UFPI. Professora do curso de Direito da URCA - Campus São Miguel.  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1869-9510.  

Clistenis Cavalcante Soares Sales, Universidade Regional do Cariri – URCA

Graduando em Direito pela Universidade Regional do Cariri – URCA, estudante do grupo de estudos e pesquisas em direitos humanos fundamentais- GEDHUF.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Lima, F. M., Madureira, C. P., & Sales, C. C. S. (2023). PLURALIDADE DE ORDENS JURÍDICAS E O RECONHECIMENTO DOS SISTEMAS INTERNACIONAIS PARA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: ANÁLISE HISTÓRICA E PROSPECTIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 161–178. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9705