A INAÇÃO FORÇADA COMO PRÁTICA DE ASSÉDIO MORAL: O OLHAR DA JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA BRASILEIRA

Autores

  • Elisangela Dias Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Suzidarly Ribeiro Teixeira Fernandes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9767

Palavras-chave:

Assédio moral. Inação. Danos morais.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo conhecer a jurisprudência trabalhista brasileira para saber se a inação imposta ao trabalhador configura prática de assédio moral na relação de trabalho. O estudo é baseado em pesquisa bibliográfica exploratória e se encontra fundada em livros e artigos científicos especializados, legislação federal e decisões judiciais disponibilizadas em sítios oficiais dos Tribunais trabalhistas. São trazidas conceituações e exemplificações de situações configuradoras do assédio moral, os elementos que o caracterizam, as repercussões jurídicas e sociais dessa prática e o seu enquadramento como descumprimento do contrato de trabalho pelo empregador. A análise dos julgados selecionados permitiu concluir que a jurisprudência trabalhista está alinhada com a doutrina nacional e internacional, enquadrando a inação forçada como prática assediadora. Observou-se que os Tribunais do Trabalho não só censuram a citada prática, como também a considera suficientemente grave para autorizar o rompimento contratual e gerar o dever de indenizar a vítima. A inação forçada viola a dignidade da pessoa humana ao impedir que o trabalhador se realize como sujeito social.

Biografia do Autor

Elisangela Dias Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Pós-graduanda do Curso de Especialização em Direito e Processo do Trabalho, para obtenção do título de Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UFT – Universidade Federal do Tocantins – Campus Universitário de Palmas. 

Suzidarly Ribeiro Teixeira Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

Orientadora, Juíza do Trabalho do TRT da 10ª Região – Palmas -Tocantins.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Nascimento, E. D., & Fernandes, S. R. T. (2023). A INAÇÃO FORÇADA COMO PRÁTICA DE ASSÉDIO MORAL: O OLHAR DA JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 371–389. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9767