SMART GRIDS COMO ALTERNATIVA PARA COMBATE ÀS PERDAS NÃO TÉCNICAS NA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Felipe Henrique Ferreira Lins Centro Universitário UNIFAVIP
  • Sidney Aciole Rodrigues Centro Universitário UNIFAVIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9807

Palavras-chave:

Perdas comerciais. Redes Inteligentes. Medidores Inteligentes.

Resumo

O setor elétrico global está passando por significativas mudanças devido a inserção de novas tecnologias nas áreas de comunicação, sensoriamento, segurança cibernética e monitoração. Diante disso, o objetivo do presente estudo é apresentar como as agências reguladoras governamentais e empresas concessionárias buscaram adequação a modernização através das Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids) e de que forma o acesso aos dados sobre a rede elétrica por meio dos medidores inteligentes (Smart Meters) possibilitam a detecção mais rápida de falhas e problemas com as perdas comerciais. Além disso, a proposta é elucidar quais benefícios da implantação dessas redes inteligentes para as concessionárias, consumidores e a sociedade em geral. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com a análise da produção científica sobre o assunto.

Biografia do Autor

Felipe Henrique Ferreira Lins, Centro Universitário UNIFAVIP

Graduando em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário UNIFAVIP | Wyden. 

Sidney Aciole Rodrigues, Centro Universitário UNIFAVIP

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPgEE) e Bacharel em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos – FIP. Possui curso Técnico em Eletroeletrônica pelo SENAI – PB. Atualmente é professor, no curso de Engenharia Elétrica da faculdade Devry UNIFAVIP.  

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Lins, F. H. F., & Rodrigues, S. A. (2023). SMART GRIDS COMO ALTERNATIVA PARA COMBATE ÀS PERDAS NÃO TÉCNICAS NA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 788–799. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9807