SEGURANÇA DO PACIENTE ONCOLÓGICO: UMA REVISÃO

Autores

  • Maíne Norberto Brazil Universidade Salvador - UNIFACS
  • Larissa Souza Moraes Neri Universidade Salvador - UNIFACS
  • Emily Santos Reis Universidade Salvador - UNIFACS
  • Cristiane Metzker Santana de Oliveira Universidade Salvador - UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9857

Palavras-chave:

Segurança do paciente. Oncologia. Qualidade da Assistência à Saúde.

Resumo

O cuidado ao paciente oncológico pode envolver medidas mais invasivas que tornam os pacientes mais vulneráveis tanto à ocorrência de erros e eventos adversos em saúde como à piora da qualidade de vida. Nesse contexto, o presente artigo objetivou conhecer e traçar um perfil das produções científicas nacionais e internacionais abrangendo o tema segurança do paciente oncológico, bem como discutir as vertentes abordadas. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa e natureza descritiva utilizando como método a revisão de literatura acerca da segurança do paciente oncológico, entre os anos de 2018 e 2023. O processo de busca automática, somando-se todas as bases, permitiu a identificação de 60 artigos e após todas as exclusões restaram 5 artigos que foram utilizados nesse estudo. As características dos estudos analisados foram apresentadas e discutidas de acordo com as seguintes categorias: erros de medicação, uso de tecnologias como adjuvantes, satisfação e envolvimentos dos familiares, barreiras e facilitadores da segurança. Estudar/pesquisar sobre a segurança do paciente favorece a identificação dos fatores de risco, dos facilitadores e das barreiras, além de permitir um levantamento dos pontos positivos e negativos que sejam relevantes na rotina de trabalho com o objetivo de evitar a ocorrência de eventos indesejados e a posse desse conhecimento favorece o planejamento e implementação de ações eficazes.

Biografia do Autor

Maíne Norberto Brazil, Universidade Salvador - UNIFACS

Farmácia, Universidade Salvador - UNIFACS. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB.) Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

Larissa Souza Moraes Neri, Universidade Salvador - UNIFACS

Farmácia, Universidade Salvador - UNIFACS. 

Emily Santos Reis, Universidade Salvador - UNIFACS

Farmácia. Universidade Salvador - UNIFACS. 

Cristiane Metzker Santana de Oliveira, Universidade Salvador - UNIFACS

Doutoranda em Ciências Farmacêuticas - Ufba. Mestre em Ciências Farmacêuticas - Ufba. Farmacêutica ufba. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Brazil, M. N., Neri, L. S. M., Reis, E. S., & Oliveira, C. M. S. de. (2023). SEGURANÇA DO PACIENTE ONCOLÓGICO: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1186–1197. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9857