HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA ASSOCIADA A DOENÇA RENAL EM UM CÃO: RELATO DE CASO

Autores

  • Lucas Brigatti Lourenço Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal –UNINASSAU
  • Cristiane Maia da Silva Servio Centro Universitário Maurício de Nassau Cacoal- UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9861

Palavras-chave:

Diagnóstico. Hiperplasia Prostática Benigna. Urinálise.

Resumo

A próstata é uma glândula sexual, presente em todos os machos, responsável por produzir o fluido prostático que compõe o ejaculado, fornecendo nutrição e suporte para os espermatozoides. Após cinco anos de idade em média os animais começam a apresentar um aumento prostático em decorrência de distúrbios hormonais. Esse aumento é denominado Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Diversos são os sinais clínicos apresentados, sendo sintomas urinários os mais comuns. Este trabalho tem por objetivo descrever o relato de caso de um cão de 8 anos de idade, atendido no município de Cacoal em Rondônia.  O diagnóstico foi obtido através de exames complementares como ultrassonografia e urinálise a qual evidenciou a presença de espermatozoides e outros achados que revelaram a associação da HPB com a injuria renal, mostrando assim a importância de exames complementares associada a avaliação clínica. O tratamento assim como na literatura foi a orquiectomia, pois tal procedimento cirúrgico é de fato o mais eficaz para o quadro de HPB. 

Biografia do Autor

Lucas Brigatti Lourenço, Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal –UNINASSAU

Graduando do curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal –UNINASSAU. 

Cristiane Maia da Silva Servio, Centro Universitário Maurício de Nassau Cacoal- UNINASSAU

Médica Veterinária, Professora Doutora do curso de Medicina Veterinária Centro Universitário Maurício de Nassau Cacoal UNINASSAU. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Lourenço, L. B., & Servio, C. M. da S. (2023). HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA ASSOCIADA A DOENÇA RENAL EM UM CÃO: RELATO DE CASO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3162–3173. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9861