O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Glaucimarcos Fakine Marsoli Faculdade Futura
  • Jairo Antonio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9870

Palavras-chave:

Ensino Superior. Tecnologia. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O uso de novas tecnologias na sala de aula desempenha um papel fundamental na educação contemporânea. Em um mundo digital, onde a tecnologia está presente em todos os aspectos de da vida humana, e é essencial que a educação acompanhe essa transformação. No entanto, é importante ressaltar que o uso das novas tecnologias deve ser feito de forma equilibrada e consciente. É necessário garantir a igualdade de acesso a essas tecnologias, fornecer a devida formação aos professores e orientar os alunos sobre o uso responsável e seguro das ferramentas digitais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de novas tecnologias na sala de aula e, como está relacionada à preparação dos alunos para um mundo cada vez mais digital, à personalização do ensino, à promoção da colaboração e ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, em relação aos objetivos, esta é classificada como exploratória, no que se refere aos procedimentos foi utilizada da pesquisa bibliográfica. A pesquisa aponta que a integração efetiva dessas tecnologias na educação pode transformar a maneira do processo ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência educacional mais rica, envolvente e relevante para os alunos.

Biografia do Autor

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: 0000-0003-0238-5058.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestre em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X.

Glaucimarcos Fakine Marsoli, Faculdade Futura

Docente Universidade Brasil Fernandópolis - SP e Faculdade Futura (Grupo Educacional Faveni) Votuporanga -SP. Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2004), em Administração de Empresas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2008), Agronomia pela Universidade Brasil (2016) e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (2016). Orcid: 0000-0002-1200-4493 .

Jairo Antonio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, Faculdade Futura

Docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis na Faculdade Futura. Graduado em Direito (UNIFEV), especialista em Direito Processual (UNISUL) Orcid: 0000-0001-5553-4972.

 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Mendes, I., Silva, S. D. da, Marsoli, G. F., & Pereira, J. A. B. F. G. (2023). O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1335–1347. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9870