A REGRESSIVIDADE NA TRIBUTAÇÃO SOBRE O CONSUMO

Autores

  • Edson Fernandes Júnior Universidade Estadual de Goiás
  • Thiago Rodrigues MoreiraMoreira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9879

Palavras-chave:

Tributação sobre consumo. Regressividade fiscal. Princípio Constitucional Tributário da Capacidade Contributiva. Seletividade. Desigualdade social.

Resumo

O tema deste artigo científico é a regressividade fiscal na tributação sobre o consumo no Brasil, analisado sob o princípio da capacidade contributiva. A finalidade da pesquisa foi investigar se a utilização desta base econômica no Brasil atende aos princípios tributários da capacidade contributiva, da vedação ao confisco e da garantia do mínimo existencial. Para tanto, fizemos uma pesquisa exploratória e bibliográfica, levantando informações para se conhecer a matriz tributária brasileira, sobretudo a tributação sobre o consumo, a fim de verificar a sua importância entre as bases de incidência tributária, assim como ela respeita aos princípios da seletividade e da não cumulatividade, de forma a mensurar o seu grau de regressividade. Ao final dos trabalhos percebemos que a nossa matriz tributária desrespeita os princípios constitucionais tributários, sobretudo o da capacidade contributiva, e tem um alto grau de regressividade, ou seja, onera mais as pessoas que menos deveriam contribuir em função da sua capacidade econômica. Com efeito, temos um sistema tributário que não contribui com os objetivos constitucionais da erradicação da pobreza, da redução das desigualdades sociais e da garantia do desenvolvimento nacional. Diante disso, propomos uma reestruturação da matriz tributária, amparada no consenso das políticas tributárias adotadas pelos países integrantes da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Biografia do Autor

Edson Fernandes Júnior, Universidade Estadual de Goiás

Auditor Fiscal da Receita Estadual no Estado de Goiás; ex. servidor público do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (contador). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás; Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Gama Filho de Brasília; acadêmico concluinte do Curso de Direito pela Universidade Estadual de Goiás. Concluinte no curso de pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto Legale Educacional.

Thiago Rodrigues MoreiraMoreira, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás. Especializado em Direito Público e Direito Privado na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Fernandes Júnior, E., & MoreiraMoreira, T. R. (2023). A REGRESSIVIDADE NA TRIBUTAÇÃO SOBRE O CONSUMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1438–1457. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9879