ANÁLISE DA OPINIÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ADESTRAMENTO CANINO

Autores

  • Adriana Ricardo Nazaro Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal – UNINASSAU
  • Vanessa Ingrid Jaines Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal – UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9881

Palavras-chave:

Adestramento canino. Convivência harmoniosa. Recompensas.

Resumo

A arte do adestramento não apenas restringe a conduta inadequada do animal de estimação, mas também promove melhores relações homem-animal, os céticos podem perceber o treinamento de comando como o treinamento de "pequenos robôs", mas serve a um propósito maior além do exibicionismo e os comandos são valiosos em cenários cotidianos, como consultas e exames veterinários. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a opinião da população sobre a importância do adestramento canino para a convivência entre cães e pessoas. Foi aplicado via WhatsApp um link de um questionário fechado com 10 questões realizadas no Google Forms que teve a função de identificar a opinião desta população sobre a importância do adestramento canino. A maioria dos participantes reconhece a importância do adestramento canino para uma convivência harmoniosa com seus cães. Isso envolve a redução de comportamentos indesejados, a promoção da obediência e o fortalecimento do vínculo entre cão e tutor. O uso de recompensas é amplamente aceito como uma ferramenta eficaz e ética no treinamento. No entanto, as limitações financeiras e a falta de conhecimento sobre as opções de adestramento são obstáculos que dificultam o acesso a serviços profissionais e informações adequadas. É essencial superar essas barreiras por meio de recursos educativos acessíveis, apoio financeiro e conscientização sobre a importância do treinamento adequado. Assim, pode-se criar um ambiente seguro, saudável e harmonioso para os cães e seus tutores.

Biografia do Autor

Adriana Ricardo Nazaro, Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal – UNINASSAU

Graduanda do Curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal – UNINASSAU. 

Vanessa Ingrid Jaines, Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal – UNINASSAU

Médica Veterinária, Professora Mestre do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal – UNINASSAU.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Nazaro, A. R., & Jaines, V. I. (2023). ANÁLISE DA OPINIÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ADESTRAMENTO CANINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1477–1488. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9881