ELABORAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS PCDs

Autores

  • Cristhiane de Souza Ferreira Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI- MX
  • Maria Aparecida Santos e Campos Universidad de Jaén

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9885

Palavras-chave:

Aprendizado. Foco na Atenção. Recurso Didático.

Resumo

A presente pesquisa objetiva-se investigar e compreender como os materiais didáticos adaptados e mediados pela professora de Matemática, conjuntamente com o processo cognitivo da atenção podem potencializar o aprendizado de estudantes com cegueira. Para a execução desta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como colaboradora uma estudante cega do Instituto Federal do Acre - IFAC. Como referencial teórico utilizou-se Lorenzato (2009), por abordar a importância dos materiais didáticos no ensino de Matemática; Bandeira (2015), por utilizar recursos didáticos adaptáveis para ensinar conceitos matemáticos no Ensino Médio para ensinar estudantes com cegueira e Cosenza e Guerra (2011), que mostram a importância do fenômeno da atenção e como sua compreensão pode contribuir para a consolidação da aprendizagem e outros. Como produto educacional foram construídos materiais didáticos estáticos e dinâmicos: o primeiro e segundo, intitulado de Relações Trigonométricas Adaptadas (RTA e RTA1) e o terceiro, Figuras Geométricas Planas Adaptadas (FGPA). Ambos decorreram da necessidade da estudante cega, sendo importante destacar o foco da atenção para as adaptações necessárias à potencialização do aprendizado da estudante. Para o professor, destaca-se a importância de mediar a explicação dos conceitos matemáticos com a utilização desses materiais de ensino e da Neurociência aplicados à Educação Matemática, com destaque no tato (lobo parietal) e na audição (lobo temporal). Os resultados revelam que através dos materiais didáticos adaptados e dos conhecimentos sobre atenção é possível potencializar a aprendizagem de Matemática envolvendo alunos cegos de maneira eficaz com a intervenção, sempre que necessária, da professora regente, destacando as regiões parietais e temporais para o aprendizado da estudante cega. Entretanto, é fundamental fornecer o tempo necessário para que a mesma possa ler o texto em braile, interpretar, identificar as formas em alto relevo e assimilar o conteúdo proposto. Vale destacar que o tempo para os cegos é diferente e o material em braile é mais extenso, portanto, requer do professor uma nova metodologia de aprender para poder ensinar. Para o professor de Matemática faz-se necessário construir saberes sobre a Tecnologia Assistiva (TA) para incluir a estudante cega nas suas aulas, iniciando pela escrita (com a reglete e o punção) e leitura em braile, saber adaptar materiais didáticos com texturas diferentes, oferecendo fácil manuseio e fidelidade ao modelo original planejado pela professora, além de significação tátil, segurança, tamanho adequado e principalmente, fazer uso do material construído para ensinar conteúdos de Matemática.

Biografia do Autor

Cristhiane de Souza Ferreira, Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI- MX

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI- MX). Mestra Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2017). Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação Acriana Euclides da Cunha (2016). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre (2008). Professora do Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco. Orcid 0000-0002-1738-87. 

Maria Aparecida Santos e Campos, Universidad de Jaén

Doctor en Actividad Física y Salud por la Universidad de Jaén (2013), Máster en Estudios Avanzados DEA por la Universidad de Jaén (2009), Graduado en Licenciatura en Educación Física por el Instituto Católico de Minas Gerais (1992). Catedrático de Actividades Terapéuticas de la Asociación Jienense de Fibromialgia e Investigador Colaborador de la Universidad de Jaén. Orcid 0000-0001-7190-5438.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Ferreira, C. de S., & Campos, M. A. S. e. (2023). ELABORAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS PCDs. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1499–1507. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9885