A SEXUALIDADE DA MULHER NA TERCEIRA IDADE

Autores

  • Menara Moura Borges de Oliveira Faculdade de Ensino Superior de Floriano
  • Ana Maria de Araújo Dias Faculdade de Ensino Superior de Floriano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9901

Palavras-chave:

Sexualidade. Sexualidade na terceira idade. Envelhecimento.

Resumo

A sexualidade entre pessoas idosas ainda é arraigado de tabus, mitos e estereótipos, ainda está entranhada na sociedade a ideia e a concepção que o sexo ativo só tem necessidade de ser praticado entre jovens e adultos, que os idosos são pessoas assexuadas, sem necessidade de expressar sua sexualidade. Objetivo deste estudo é discutir a sexualidade da mulher na terceira idade, entender os desafios e possibilidades desse período da vida. A fundamentação teórica e a metodológica da pesquisa se dará por meio de revisão de literatura científica atualizada, utilizando as bases de dados: Publicações médicas (PubMed), Google Scholar, Scielo e Medline. Foram utilizados artigos atuais publicados nos anos de 2017 a 2022, pesquisados nas bases de dados com os seguintes descritores: Sexualidade, Sexualidade na terceira idade, Envelhecimento. Após a análise, concluiu-se que o sexo e a sexualidade da mulher na terceira idade é   assunto de grande relevância e impacto, contudo, a sociedade em geral tem pouco conhecimento a respeito, bem como a sua importância na qualidade de vida desses idosos.

Biografia do Autor

Menara Moura Borges de Oliveira, Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF). Floriano- PI. 

Ana Maria de Araújo Dias, Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, professora da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF). Floriano- PI. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Oliveira, M. M. B. de, & Dias, A. M. de A. (2023). A SEXUALIDADE DA MULHER NA TERCEIRA IDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1665–1673. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9901