PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Monia Galasso Centro Universitário Newton
  • Luiza Campos Maia Moreira Centro Universitário Newton Paiva
  • Ana Paula Alves Ramos Centro Universitário Newton Paiva
  • Naiara Villas Boas Pereira Centro Universitário Newton Paiva
  • Gleides Ander Nonato Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9946

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas. Conceito de número. Educação Infantil. Aprendizagem significativa.

Resumo

O assunto proposto para esse trabalho fundamenta-se em compreender, abordar e promover o conhecimento matemático na educação infantil sem antecipar a sistematização da matemática do ensino fundamental. O objetivo deste estudo é responder ao seguinte problema de pesquisa: “Como as práticas pedagógicas podem contribuir para a construção do conceito de número pela criança na educação infantil?” Procurou-se conceituar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, quais são as práticas pedagógicas mais adequadas para ajudar a estimular e potencializar o desenvolvimento do senso numérico e lógico-matemático das crianças na educação infantil por intermédio de atividades lúdicas e situações estrategicamente propostas pelo professor. A educação infantil é a base para a construção das habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, e é importante começar a promover o pensamento e a compreensão matemática o mais cedo possível. Investigou-se como promover oportunidades para que as crianças explorem e sejam expostas a um ambiente de aprendizagem favorável, que as incentivem a explorar e experimentar conceitos matemáticos de forma proveitosa, lúdica e significativa. Para os estudos, fez-se uso dos referenciais teóricos das teorias de aprendizagem de Jean Piaget (1976), Lev Vygotsky (1984), Kamii (2012) e da Educação Matemática, como Lorenzato (2008). Desta feita, apontou-se que o processo de ensino aprendizagem apresenta resultados mais significativos quando as práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento dos processos mentais para construção do senso numérico utilizam recursos lúdicos, jogos, brincadeiras e atividades que envolvem a manipulação de objetos.

Biografia do Autor

Monia Galasso, Centro Universitário Newton

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton. 

Luiza Campos Maia Moreira, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Ana Paula Alves Ramos, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

 

Naiara Villas Boas Pereira, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Gleides Ander Nonato, Centro Universitário Newton Paiva

Orientadora temática do TCC e professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. Mestre, letróloga, pedagoga e historiadora.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Galasso, M., Moreira, L. C. M., Ramos, A. P. A., Pereira, N. V. B., & Nonato, G. A. (2023). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2016–2032. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9946