A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Núbia Célia Carneiro UNIVATES-RS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9954

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Ensino-Aprendizagem. Gêneros Textuais.

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão acerca da importância dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva para a formação do aluno/leitor. O estudo tem como objetivo a importância dos gêneros textuais no processo de aprendizagem desses alunos nesta modalidade de ensino. Esses alunos buscam na EJA uma oportunidade para concluírem os seus estudos que foram interrompidos na idade regular, independentemente dos motivos que deram causa para o abandono escolar. Trata-se de um público heterogêneo que apesar de não ter concluído seus estudos, possui experiência de vida e leitura de mundo, que exigirá do professor estratégias metodológicas no desenvolvimento das práticas de leituras e de escrita no dia a dia da sala de aula, para facilitar a compreensão da leitura e da produção textual, diante do lapso temporal pela ausência do ambiente escolar. Portanto, para este fim, o estudo apresenta de forma concisa sobre a educação de jovens e adultos e o direito à educação dos sujeitos da EJA; a importância da leitura para a formação leitora dos alunos no ensino da EJA. Posteriormente, uma breve discussão sobre os gêneros textuais no ensino-aprendizagem na EJA. Por fim, é exemplificado a diferença entre gêneros textuais e tipos textuais. A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo bibliográfica, cuja fundamentação teórica é respaldada por autores que tratam sobre as questões dos gêneros textuais no ensino da EJA. Evidenciou-se nas considerações finais que a escola no processo de ensino-aprendizagem, destinado ao público da EJA, deve considerar o contexto social onde esses sujeitos estão inseridos. Conclui-se, então, que, os gêneros textuais podem contribuir para o processo de aprendizagem desses alunos, uma vez que favorecem à função sociocomunicativa. A diversidade dos gêneros textuais é fundamental para aprimorar a formação leitora dos alunos, na perspectiva do uso da linguagem no processo de leitura e de escrita. 

Biografia do Autor

Núbia Célia Carneiro, UNIVATES-RS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEnsino – UNIVATES-RS. Graduada em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira-Inglês (UEFS). Especialista Lato Sensu em Administração Pública com Aprofundamento em Recursos Humanos (UEFS), Psicopedagogia Institucional e Clínica (Faculdade de Educação Montenegro), Educação Especial: Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) - (UNEB) e, em Educação Especial: Suporte para uma Escola Inclusiva (Faculdade da Cidade do Salvador).  Docente da Rede Pública do Estado da Bahia.  

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Carneiro, N. C. (2023). A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2095–2111. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9954