A ESCOLA DO NOVO ZABELÊ E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A COMUNIDADE ESCOLAR COM FOCO NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – PIAUÍ

Autores

  • Maria Betânea Oliveira Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Guadalupe Edilma Licona de Macedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8139

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Preservação e Conservação. Formação de Professores. Aprendizagem Significativa.

Resumo

Este artigo compreende uma parte da pesquisa realizada no mestrado acadêmico da primeira autora, portanto, um recorte dos dados, uma vez que o estudo discute de maneira mais ampla aspectos que relacionam a comunidade Novo Zabelê e o ensino de ciências. Aqui destacamos a formação dos professores, a criação da Escola Municipal do Novo Zabelê e como essa instituição promove o diálogo entre o ensino de ciências e a comunidade para preservação e conservação do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí. (PNSC).  Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que é mais importante o resultado final, valorizando sua singularidade, considerando contexto e ambiente pesquisado. Na construção dos dados foram utilizados três instrumentos de pesquisa: história oral temática (HOT), análise documental (AD) e questionário semiestruturado, com predominância da HOT. Tudo acontece na Unidade Escolar Elzair Rodrigues de Oliveira, no Povoado Novo Zabelê, localizado no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, zona rural de São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, tendo como recorte temporal, o período de 1998, ano que se iniciaram as atividades escolares na localidade até 2020, ano em que foi iniciada a pesquisa. Os resultados levaram a construção de 03 categorias de análise: Formação dos docentes que ensinam/ensinaram Ciências na Escola do Novo Zabelê (1998-2020); Formação Continuada dos professores de Ciências na Unidade Escolar Elzair Rodrigues de Oliveira com enfoque para a contextualização da biodiversidade local; e Utilização do PNSC para o ensino de Ciências pelos Professores de Ciências da Unidade Escolar Elzair Rodrigues de Oliveira (São Raimundo Nonato - PI). Os resultados revelam a necessidade de uma qualificação mais efetiva na formação dos professores com foco na região do Território Serra da Capivara e de priorização por parte da Secretaria de Educação Municipal e da gestão escolar, em possibilitar, por meios científicos, o (re)conhecimento dos estudantes acerca da importância da Unidade de Conservação e, assim, conscientizá-los para que possam compreender formas que os levem a contribuir para sua preservação e conservação.

Biografia do Autor

Maria Betânea Oliveira Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores, Área de Concentração em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. 

Guadalupe Edilma Licona de Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Doutora em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Professora do Ensino Superior e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores, Área de Concentração em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Ferraz, M. B. O. ., & Macedo, G. E. L. de . (2023). A ESCOLA DO NOVO ZABELÊ E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A COMUNIDADE ESCOLAR COM FOCO NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA – PIAUÍ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 88–104. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8139